Destaque

Nuvens raras são observadas sobre os céus de  Ferraz

Na madrugada do dia 24 de janeiro de 2009, sobre os céus da EACF, houve uma bela e interessante formação de nuvens do tipo noctilucente. O fenômeno perdurou por algumas horas, mas logo foi encoberto por formações de nuvens baixas que atrapalharam a visibilidade.

Nuvens noctilucentes são visíveis em altas latitudes durante a noite e madrugada, quando o sol já está a pelo menos 5º abaixo do horizonte. Suas cores e formatos característicos são como um cirrus tênue em tom azul prateado podendo variar ao alaranjado.

Desde que se iniciaram as observações meteorológicas em Ferraz, no ano de 1985, está é a segunda vez que se registra este tipo de nuvem na região. O primeiro registro ocorreu em 10 de fevereiro de 2008, sendo relatado também por outras estações meteorológicas vizinhas à Ferraz.

A rara formação foi identificada e registrada pela equipe do Projeto de Meteorologia Antártica do Cptec/Inpe, composta pelos colaboradores: Gabriel Pontes/Nathalie Boiaski (USP) e Heber Passos (INPE).





Para saber mais sobre nuvens noctilucentes em Ferraz, acesse o trabalho apresentado no Simpósio de Pesquisas Antárticas realizado na USP em setembro de 2008.

Link: http://antartica.cptec.inpe.br/~rantar/publicacoes/200809_SPA_Dechiche_etal_noctilucentes.pdf



 

Copyright ©INPE/CPTEC
Comentários e/ou sugestões:
webmaster@cptec.inpe.br