MONITORAMENTO NA ANTÁRTICA

Em novembro, foram observadas anomalias positivas de Pressão ao Nível do Mar (PNM) na Passagem de Drake e nos mares de Bellingshausen (até 10 hPa), Amundsen, Weddell e Lazarev. Anomalias negativas ocorreram nos mares de Ross, Dumont D'Urville e Davis (Figura 35). No platô antártico, em 500 hPa, registrou-se uma anomalia positiva de geopotencial, seguindo a tendência iniciada em março (ver Figura 12, seção 1).

No campo de anomalia de vento em 925 hPa (Figura 36), foram registrados dois episódios de escoamento de ar de sul para norte, a partir do nordeste do mar de Bellingshausen e do noroeste de Weddell em direção ao sul do Brasil, totalizando quatro dias com este escoamento. Esta situação contribuiu para a ocorrência de anomalias negativas de temperatura no Rio Grande do Sul.

A temperatura do ar em 925 hPa ficou acima da média nos mares de Ross, Davis, Lazarev (até 3ºC) e leste de Weddell e abaixo nos mares de Bellingshausen (-2ºC), Amundsen e oeste de Weddell (Figura 37). No nível de 500 hPa, foram registradas temperaturas aproximadamente 2ºC acima da climatologia no interior do continente.

O campo de anomalia do vento em 925 hPa (ver Figura 36) evidenciou uma circulação anticiclônica anômala no sudeste do Pacífico Sul que propiciou advecção de ar mais aquecido em direção ao continente antártico (mar de Amundsen). Esta configuração contribuiu, possivelmente, para a manutenção da retração na extensão do gelo marinho no mar de Bellingshausen (Figura 38). Notou-se, também, uma advecção de ar mais frio proveniente do mar de Weddell em direção ao norte da Península Antártica.

Na estação brasileira, Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), registraram-se ventos predominantes de leste. A velocidade média mensal foi de 5,2 m/s, pouco abaixo da média climatológica para este mês (5,8 m/s). A temperatura média do ar foi igual a -1,7ºC, abaixo da normal climatológica (-0,1ºC), mantendo a tendência de temperaturas abaixo da média iniciada em março passado e interrompida em setembro. Dados anuais completos e resumos mensais, bem como a climatologia da EACF (período de 1986 a 2007), encontram-se disponíveis no site
http://www.cptec.inpe.br/prod_antartica/data/resumos/climatoleacf.xls.


[Índice]