MONITORAMENTO NA ANTÁRTICA


Em julho, foram observadas anomalias positivas de Pressão ao Nível do Mar (PNM) em praticamente todo o Oceano Austral, com valores de até 12 hPa no mar de Amundsen (Figura 34). Observaram-se anomalias ligeiramente negativas na Passagem de Drake. No platô antártico, em 500 hPa, registrou-se uma anomalia positiva de geopotencial, seguindo a tendência iniciada em março de 2007 (ver Figura 12, seção 1).

No campo mensal de anomalia de vento em 925 hPa (Figura 35), foram registrados três episódios de escoamento de ar de sul para norte, a partir do nordeste do mar de Bellingshausen e do norte do mar de Weddell em direção ao sul do Brasil, totalizando 10 dias. Esta configuração foi favorável às anomalias negativas de temperaturas no sul do Brasil. No mesmo período de 2006, houve apenas três dias com este escoamento e as temperaturas ficaram acima da média no sul do Brasil.

A temperatura do ar em 925 hPa ficou acima da média nos mares de Amundsen, Lazarev e Ross (até 8ºC) e abaixo da média nos mares de Weddell ( até 4ºC), Bellingshausen e na Península Antártica (Figura 36). No nível de 500 hPa, foram registradas temperaturas aproximadamente de 4ºC acima da climatologia no interior do continente.

Ressaltou-se uma anomalia anticiclônica no Pacífico Sudeste (verFigura 35), que propiciou advecção de ar mais aquecido em direção à costa do continente antártico. Esta configuração contribuiu, possivelmente, para a manutenção da retração na extensão do gelo marinho nos mares de Amundsen e Bellingshausen (Figura 37).

Na estação brasileira, Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), registraram-se ventos predominantes provenientes de leste e de norte. A magnitude média mensal do vento foi igual a 5,1 m/s, inferior à climatologia para este mês (6,3 m/s). A temperatura média do ar foi igual a -12,6ºC, ou seja, 6,1ºC abaixo da normal climatológica (-6,5ºC), mantendo-se a tendência de temperaturas abaixo da média iniciada no mês de março. Os meses de julho, mais frios ou semelhantes a este, aconteceram anteriormente na Baía do Almirantado, com as mais baixas temperaturas médias registradas nos seguintes anos: 1995 (-13,1ºC); 1987 (-13,5ºC); 1959 (-12,7ºC); e 1958 (-12,9ºC). A temperatura mínima média neste mês de julho de 2007 foi igual a -16,9ºC, quase o mesmo valor do recorde anterior (-17ºC) registrado no ano de 1987. A mínima absoluta foi igual a -24,7ºC neste mês de julho, ou seja, três graus acima do recorde ocorrido em julho de 1995. Por último, ressalta-se o congelamento completo da Baía do Almirantado (Figura 38), condição esta que não ocorria desde 1995, com o gelo praticamente fechando todo o Estreito de Brasnfield. Dados anuais completos e resumos mensais, bem como a climatologia da EACF (período de 1985 a 2007), encontram-se disponíveis no site http://www.cptec.inpe.br/prod_antartica/data/resumos/climatoleacf.xls.


[Índice]